Cálculo renal (pedra nos rins)

Cálculo renal (pedra nos rins)

Os Cálculos renais, popularmente conhecidos como pedra nos rins, ocorrem quando formações cristalizadas presentes na urina endurecem e se acumulam nos rins, dessa maneira causando dor e extremo desconforto aos pacientes.

Quais os tipos de Cálculos renais?

Existem quatro tipos de cálculo renal (pedra nos rins), sendo que um se diferencia do outro no que diz respeito à sua formação e principais características. São eles: Cálculos de cálcio, Cálculos de cistina, Cálculos de estruvita e Cálculos de ácido úrico.

Quais são as causas?

As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico ou que têm uma diminuição na quantidade de alguns fatores que impediriam a aglomeração desses cristais como por exemplo o citrato. Essas substâncias podem se precipitar e formar pequenos cristais que, posteriormente, vão se aglutinar e se transformarão em pedras.

Como funciona o tratamento?

Quando é pequena, a pedra costuma ser expelida naturalmente. Basta aumentar a quantidade de líquido ingerido ou, caso o médico ache necessário, injetado na veia para que dessa forma o próprio sistema urunário se encarregue de expelir o cálculo.

Dependendo do tamanho, procedimentos cirúrgicos podem entrar em ação para fragmentar o cálculo e posteriormente viabilizar sua eliminação. Uma das melhores opções disponiveis é a litotripsia extracorpórea, pois ela é a menos agressiva para o organismo. Nela, ondas eletromagnéticas irão destruir o material sólido para que seja facilmente eliminado na urina.

Ficou alguma dúvida sobre os tipos de cálculo renal (pedra nos rins) e sua recuperação? Problemas de pedras dos rins, dores ao urinar? DrÉrico Diógenes resolve. Especialista em Cirurgia Robótica, Videocirurgia e Procedimentos Minimamente Invasivos.

O Dr. Érico Diógenes é Urologista e possui ampla experiência em tratamentos de cálculos renais (pedra nos rins).  Agende sua consulta hoje mesmo.

Compartilhe nas redes sociais:
Notícias