Câncer de Pênis

Erico Diogenes – Doctoralia.com.br

O que é câncer de pênis?
Câncer é o crescimento anormal de células na pele ou tecido orgânico. Quando este crescimento celular começa no pênis, é chamado de câncer de pênis.

O câncer de pênis é raro e apesar de mais comum em homens com mais de 40 anos, os mais jovens também podem pegá-lo. A maioria dos pacientes com câncer de pênis tem entre 60 e 70 anos.

Sintomas do câncer de pênis
O câncer de pênis geralmente aparece na pele do pênis. Pode parecer uma erupção cutânea ou uma ferida que não cicatriza. Você pode notar sangramento ou um cheiro ruim. Se você tiver um prepúcio, ele pode mudar de aparência ou ficar muito apertado para puxar para trás. Se você notar esses sintomas, pergunte ao seu médico se você tem câncer no pênis ou outro problema médico. Problemas com seu pênis podem fazer você se sentir envergonhado ou preocupado. Seu médico estará acostumado a falar sobre esses tipos de problemas.

Se for câncer, o tratamento precoce é melhor.
Se os sintomas forem causados ​​por outro problema médico, como uma doença sexualmente transmissível, o tratamento pode ajudar a resolvê-lo rapidamente.

Se o câncer de pênis não for tratado imediatamente, ele pode continuar a se aprofundar nos tecidos ou se espalhar para outros órgãos. Isso é chamado de câncer de pênis avançado.

Sinais de câncer de pênis avançado:

Nódulo linfático inchado na virilha (pode parecer um caroço);
Fadiga;
Perda de peso;
Dor óssea;
Dor no abdômen.

Diagnóstico de câncer de pênis
Seu médico conversará com você sobre seus sintomas e histórico familiar, após essa conversa, fará um exame físico de seu pênis e verificará se há inchaço nos gânglios linfáticos de sua virilha.

Os testes podem ser organizados se o seu médico achar que você pode ter câncer de pênis. O fluido pode ser retirado de gânglios linfáticos inchados para exame ao microscópio (biópsia) para verificar a existência de células cancerosas. Um pequeno pedaço de pele anormal pode ser removido para biópsia para procurar células cancerosas.

Os exames de imagem como ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem mostrar o que está acontecendo dentro do tecido ou órgão.

Uma biópsia do linfonodo sentinela marca os linfonodos mais próximos ao pênis com um fluido radioativo e, em seguida, os linfonodos são removidos e examinados em busca de células cancerosas; se o câncer for encontrado, mais nódulos linfáticos devem ser removidos para evitar a disseminação.

Tratamento do câncer de pênis
O tratamento que você fará dependerá de:

o que você preferir,
o que o seu médico achar que é o melhor para o seu tipo de câncer,
quais os tratamentos disponíveis no seu hospital.

O tratamento do câncer do pênis envolve a remoção do tumor primário e o tratamento dos gânglios linfáticos e outros tumores. O tipo de tratamento depende da profundidade do tumor e do crescimento do tecido peniano. Isso se baseia no estágio do câncer.

Tratamento do carcinoma in situ
Existem várias opções para tratar o CIS do pênis. O objetivo é manter o pênis com aparência saudável e funcionando normalmente:

Creme para a pele para aplicar no local afetado pode incluir medicamentos para tratar o câncer (quimioterapia)
Terapia a Laser para remover a pele afetada
Crioterapia para congelar e remover a pele afetada
Cirurgia chamada “resurfacing da glande” para remover as camadas superiores da pele da cabeça do pênis e recobri-la com pele de outra área do corpo (enxerto de pele).

Tratamento do tumor do pênis
O tratamento do pênis depende do tamanho do tumor e do quanto o tumor cresceu para dentro. Os tumores do pênis são tratados principalmente com cirurgia.

Circuncisão (remoção do prepúcio) se o cancro do pênis é apenas no prepúcio
Terapia a laser
Resurfacing da glande para remover as camadas superiores da pele a partir da cabeça do pênis e ressurgir-lo com um enxerto de pele
Glandectomia
A remoção de parte do pênis em que o tumor está crescendo (penectomia parcial)
Remoção de todo o pênis (penectomia total)
Radioterapia no pênis para ajudar a matar as células cancerosas
Quimioterapia para ajudar a reduzir o tumor (geralmente apenas para tumores T4 que são muito grandes para serem removidos com cirurgia)

Se todo o pênis for removido, uma nova abertura deve ser criada cirurgicamente para transportar a urina para fora do corpo. Essa abertura geralmente é colocada no períneo – o espaço entre o escroto e o ânus – entre as pernas.

Tratamento dos gânglios linfáticos

Se o câncer se espalhou para um ou mais gânglios linfáticos, os gânglios linfáticos serão tratados com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Remoção dos gânglios linfáticos afetados na virilha ou no abdômen
Radioterapia para ajudar a matar células cancerosas
Quimioterapia para ajudar a matar células cancerosas

Seu médico também pode optar por dar mais de um tratamento. Por exemplo, radiação antes ou depois da remoção dos gânglios linfáticos.

Tratamento de metástases à distância
Quando o câncer se espalhou para outros tecidos além dos gânglios linfáticos em seu corpo, é muito improvável que você seja curado pela terapia. O objetivo do tratamento é controlar ou interromper o câncer e aliviar os sintomas.

Radioterapia
Quimioterapia

Ensaios clínicos
Outra opção que deve ser considerada são os ensaios clínicos. Isso pode ser discutido com seu médico, bem como quando e onde as trilhas podem estar disponíveis em sua área.

O que é um ensaio clínico?
Os estudos clínicos são normalmente projetados para testar como um tratamento funciona entre pacientes com características específicas, portanto, nem todos serão elegíveis.

Por que participar de um ensaio clínico?
Participar de um ensaio clínico tem várias vantagens. Você tem a oportunidade de ser tratado com medicamentos ou dispositivos que foram testados quanto à segurança e não estão amplamente disponíveis. Os seus sintomas e estado geral também serão monitorados com mais frequência e de perto do que durante o tratamento regular.

Também é importante saber que você pode interromper sua participação a qualquer momento. Você não precisará explicar seus motivos.

Atenção, esta seção tem como objetivo fornecer informações gerais sobre o câncer de bexiga e métodos de diagnóstico. Para saber o procedimento correto para a sua situação, é imprescindível uma consulta a um médico.

Texto retirado do site: https://patients.uroweb.org/cancers/penis-cancer/

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram